Guia de suporte CSS para e-mails

Alguém além de mim faz newsletters ou e-mail marketing e tem problemas com o HTML ou CSS aí ?

Please, your hands in the air !

Garantir que sua campanha de marketing irá chegar ao cliente da forma exata que você teve o capricho de idealizar é trabalhoso, mas dá gosto e vontade de fazer denovo (lógico, se for um sucesso), e a questão das chamadas newsletters fazem parte disto.

Existem hoje muitos clientes de email, desktop e web, e isso dificulta o trabalho para se criar um padrão. Assim como um site, a newsletter também é um HTML todo programado, e padronizar é basicamente impossível, visto que cada empresa tem seus motivos para fazer os programas renderizarem à sua forma.

Pensando nisso eu comecei a ver que existem sites que estão na busca de um padrão para os e-mails, assim como foi a luta pelos padrões em navegadores, e está surtindo efeito.

O Email Standards Project é o principal site nesta luta. Lá você encontrará como cada um dos principais clientes, desktop e web, renderizam e-mails. Este site foi orgulhosamente fundado pelos caras do Campaign Monitor , que se você acessar também, verá que dentre todos os programinhas leitores de e-mails, o Mozilla Thunderbird é o único que aceita 100% HTML+CSS. Aqui neste link existe um guia completo de todos os clientes leitores, desktop e web, e quais tags e elementos HTML e quais seletores e propriedades CSS eles renderizam.

Caso você queira baixar a tal lista de suporte CSS para e-mails, aqui tem uma versão PDF e uma versão XLS .

Em busca de padrões para facilitar o trabalho dos webdesigners, a luta continua.

~ por Julio Fragoso em 06/15/2008.

5 Respostas to “Guia de suporte CSS para e-mails”

  1. RRémrreeeeeem (risada peculiar). Grande! Por experiência própria, neste mês, tivemos este problema com um dos clientes da empresa em que trabalhamos. O modelo foi todo projetado para ser enviado em xHTML/CSS e com alguns dias depois tivemos a notícias de que estaria chegando errado nos destinatários. xii! Refaz tudo em tabela!

    Ham? Absurdo, mas.. fazer oq..

    vamos padronizar!

  2. Rrrréééeéeémmmmmmmmmm
    Esse blog atualizado é a razão do meu viver!!
    Não sei como consegui viver todos esses meses sem atualizações aqui.
    Muito bom cara, como sempre !!!
    Havia visto este site com a lista já mas falta um pouco mais de divulgação, principalmente nas pequenas empresas que se acham grandes…. (Você sabe de quem estou dizendo)
    Rrreeeennnnnnnnnn

    Flwwwwwwww

  3. Adoro os comentários sinceros e com conhecimento de causa de vocês !

    =D

  4. Meu irmão!! Muuuuito bom esse post! =) Não tenho tido muita dificuldade na redenrização dos emails em relação a posicionamento
    de elementos e tal. A bronca que eu tenho tido muitas vezes é em relação ao formato do código, UTF-8 ou ISO-8859-1. Aconteceu comigo que ao enviar o email, recebi o email no gmail os textos apareceram normais e no outlook apareceram com caracteres estranhos. Mas você foi muito feliz ao escrever esse post! Muito útil! Colaborou de forma mensurável com a comunidade wd! =D
    Abração cara! =)

  5. Muito bom o post… eu tinha esse link.. mas perdi… fiquei um bom tempo procurando de novo ateh enconctrar aqui..

    VAlew!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: