Ter ou não ter eis a questão.

Bem, quem acessa meu site me conhece e tem o total direito de falar o que bem entende. E numa conversa franca com os usuários do meu blogfolio, eu detectei que as pessoas que acessam o meu site, gostam de janelas e mais janelas abrindo e explodindo na face, para ter o total controle da informação sem perder o fio da meada.

A discussão foi geral, falamos de comportamento, de dar opções (que no meu ponto de vista é o primordial para o usuário), de que o usuário hoje gosta de N janelas (ou abas) e que abrir os links que não pertencem ao meu site, devem abrir em um novo browser.

Bem, o ponto que eu defendo e que gerou a total discussão é que, se eu colocar Target=”_blank” em meus links, eu não estou dando a opção para o usuário escolher se ele quer usar o botão voltar do browser, o link simplesmente explodirá em uma nova janela, sem opções para o usuário. E não colocando, o usuário tem a opção de escolher ou não se vai abrir em outra janela, ou outra aba, ou simplesmente seguir o rumo na mesma janelinha básica.

Estamos no meio de uma revolução na internet (outra??😉 ) e nela os desenvolvedores, pela primeira vez na internet, estão pensando no usuário, o pobre e indefeso ( pois janelas invadem o computador sem ele ter opções ) usuário, que é quem faz o sucesso de qualquer site.

A acessibilidade está na moda, e sites que antes não tinham qualquer noção dela, hoje oferecem aumento de fontes, códigos otimizados para deficientes, dentre outras boas modificações.

Para finalizar, venho através deste, avisar que meu blogfólio vai, a partir desse post, avisar que um link é externo, porém que ele abrirá na mesma janela, cabe ao usuário escolher se abre um outra ou se abre na mesma janela, aba, orelha… o que quer que seja !

Através de um pequeno ícone ( linkexterno ), você saberá que o link é externo e assim sendo, poderá fazer suas escolhas.

Dicas para os usuários do Internet Explorer 5 e 6

Shift + Click nos links = Janela nova

Dicas para os usuários do Internet Explorer 7

Shift + Click nos links = Janela nova
Ctrl + Click nos links = Aba nova

Dicas para usuários do Mozilla Firefox

Shift + Click nos links = Janela nova
Ctrl + Click nos links = Aba nova
Click com o botão do scroll = Aba nova

e sejam felizes para sempre, sem targets por favor !!!

aaahhhh, e o espaço para comments fica ao lado do título do post.

~ por Julio Fragoso em 02/25/2007.

Deixe uma resposta

 
